Menu principal
 

AEE – Atendimento Educacional Especializado

Equipe do AEE
( PORTARIA Nº 129 / 2022, de 11 de abril de 2022)
  • Adriela Maria Noronha
    Profª do AEE ( adriela.noronha@ifc.edu.br )
  • Michelle Sperotto Bortoncello
    Psicóloga ( michelle.bortoncello@ifc.edu.br )
  • Neimara Lúcia Moretto
    Pedagoga/orientadora ( neimara.moretto@ifc.edu.br )
Contato

e-mail: aee.concordia@ifc.edu.br
Telefone: (49) 3441-4827

Atribuições

O Atendimento Educacional Especializado – AEE é entendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados para complementar e/ou suplementar a formação dos alunos, sendo um serviço oferecido pela educação especial. No Instituto Federal Catarinense – IFC o AEE é regulamentado pela portaria normativa nº 4 de 29 de janeiro de 2018, que define os objetivos do AEE no IFC em seu Art. 6º, como sendo:
I – Promover um sistema educacional inclusivo, com condições de acessibilidade necessárias à permanência e ao êxito estudantil;
II – Prover condições de acesso, participação e aprendizagem, de acordo com as necessidades específicas dos estudantes;
III – Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;
IV – Promover condições para a continuidade de estudos em todos os níveis, em todas as etapas e modalidades de ensino.

Essa portaria institui como público-alvo do AEE no IFC: a) alunos com deficiência; b) alunos com transtorno do espectro do autismo; c) alunos com altas Habilidades e/ou superdotação; d) alunos com necessidades específicas que necessitam de acompanhamento contínuo.
Os estudantes podem ser encaminhados ao AEE por professores ou gestores, assim como esse atendimento pode ser requerido pelo próprio aluno ou por seus responsáveis. Os estudantes encaminhados ou que solicitam esse atendimento passam por avaliação pedagógica da equipe do AEE, para verificação das necessidades especiais que apresentam e se necessitam de acompanhamento do AEE de forma contínua e sistemática.