PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS (PAE)

Apresentação

O PAE é para você, estudante que precisa de auxílio financeiro para se manter estudando com qualidade no IFC. Para participar desse programa, você precisa ficar ligado nos editais publicados pelo IFC.

Para quem é?

O PAE é destinado aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica (com renda por pessoa da família de até um salário-mínimo e meio – R$ 1.953,00), regularmente matriculados no IFC (devem estar cursando um mínimo de 4 disciplinas e ter pelo menos 75% de frequência nas aulas), do ensino médio à graduação.

Auxílios:

Há três tipos de auxílio financeiro no IFC: Auxílio moradia, Auxílio permanência I e Auxílio Permanência II. Os valores dos auxílios são: 12 parcelas de R$ 400,00 para o Auxílio Moradia; 10 parcelas de R$ 500,00, para o Auxílio permanência I e 10 parcelas de R$ 250,00, para o Auxílio Permanência II.

Por que precisamos de programas como o PAE?

Porque vivemos em uma sociedade desigual, em que principalmente os filhos de trabalhadores, caso não tivessem esse auxílio, precisariam abandonar os estudos para trabalhar e ajudar com o sustento de suas famílias.

PNAES

Sobre

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) regulamenta a Política de Assistência Estudantil, através Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. O PNAES é um programa amplo e que não diz respeito apenas a auxílio financeiro, atuando também em diversas outras áreas.

PNAES no IFC

A assistência estudantil no IFC está dividida em duas frentes, de acordo com cada público-alvo: ações universais e ações do Programa de Auxílios Estudantis (PAE). As ações universais são estinadas a todos os estudantes matriculados no IFC, do ensino médio à pós-graduação. Já as ações do PAE são destinadas aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, conforme Resolução No 5/2019 – CONSUPER.

Como posso ter acesso ao PAE?

Você precisa ficar de olho no site https://estudante.ifc.edu.br/ (onde são divulgados os editais na íntegra), nas mídias sociais do IFC, no SIGAA e nos murais do Instituto, pois nesses canais são divulgados os editais que estão abertos. Havendo um edital com as inscrições abertas, você deverá ler todos os itens e seguir os passos comunicados lá para fazer a sua inscrição.

Posso receber mais de um auxílio ao mesmo tempo?

Os auxílios permanência I e II não podem ser recebidos ao mesmo tempo. Já os estudantes que recebem o auxílio-moradia podem acumular mais um auxílio: o permanência I ou o II. Também, os auxílios poderão ser acumulados com o recebimento de Bolsa Pesquisa (PIBIC AF; PIBIC EM; PIBITI), Bolsa Extensão, Pet Educação, PIBID, Monitoria e Bolsa Permanência MEC.

* A Comissão de Acompanhamento do Programa de Assistência Estudantil (PAE) do IFC – Campus Concórdia, é composta pelos seguintes membros:

ELIZIANE RAQUEL RAUCH (assistente social)
MAICON SOTORIVA (assistente de alunos)
MARLENE KOLDEHOFF LAUERMANN (assistente de alunos)